Abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente. Isso ficou mais fácil graças à evolução e popularidade da internet, principalmente para os pequenos empreendedores. A questão é que só o fato de estar online não significa que um e-commerce terá sucesso. É preciso ter estratégias para se destacar e vender mais. Uma das mais utilizadas é a definição de um nicho de mercado.
Mas como fazer isso na prática? A partir de agora, você vai saber o que é essa estratégia, a importância dela para o sucesso do negócio e como aplicá-la no e-commerce. Boa leitura!
O que é nicho de mercado?
Nicho representa uma fatia de mercado dentro de uma segmentação específica, em que os desejos e as necessidades do público ainda não são tão bem explorados. É comum que os problemas enfrentados por essas pessoas ainda não tenham soluções adequadas e economicamente viáveis, representando uma boa oportunidade para os empreendedores.
Um exemplo: você tem uma loja que vende protetor solar no site e tem um público interessado nos de fator 70 com textura em gel em vez de creme. Esse é um nicho de e-commerce que você pode explorar para melhorar o atendimento. Afinal, é um produto aprimorado e com valor agregado.
Por que é importante defini-lo corretamente?
O sucesso de um negócio depende em grande parte do diferencial desenvolvido. Isso fica mais fácil de ser trabalhado quando a loja segmenta o mercado em que vai atuar. Essa estratégia é de extrema importância no e-commerce, visto que a concorrência é cada vez mais acirrada.
Se conseguir encontrar um nicho de mercado, você pode:
- Oferecer um atendimento alinhado ao perfil do consumidor
- Agregar valor aos produtos e serviços oferecidos
- Fazer campanhas de marketing e publicidade com linguagem e direcionamentos corretos
- Ganhar destaque no segmento
Como definir o nicho de mercado para o e-commerce?
Agora que você já sabe o que é nicho de mercado, bem como a importância dele para o e-commerce, saiba como encontrar um. Veja abaixo algumas ideias que vão ajudar.
1. Avalie a relação entre oferta e procura
A primeira coisa que a loja deve fazer é: saber se existe procura o suficiente por algum produto ou serviço específico para dizer que ali há um mercado a ser explorado e que dá para ganhar dinheiro com vendas na internet.
Um ou dois clientes procurando pela mesma coisa pode não significar nada de início e até serem considerados avulsos. No entanto, você deve investigar se há uma oferta interessante e se os pedidos terão aumento. Caso ela seja baixa ou nula, então terá um nicho pouco ou nada explorado esperando por alguém que o faça.
O termômetro para isso é o próprio consumidor. Por isso, sempre disponibilize campos para pedidos e feedbacks do cliente na loja virtual. Eles mostrarão o caminho, e você poderá economizar boa parte do tempo e dinheiro com pesquisas.
2. Pense em um público-alvo específico
Um dos maiores erros de iniciantes no e-commerce é querer abranger todo o mercado. Fica difícil oferecer um bom atendimento aos consumidores quando a loja se torna generalista. Públicos de nicho são diferenciados e exclusivos. Portanto, você deve avaliar como atendê-los da melhor forma possível.
Se ainda não encontrou um nicho de mercado, mas tem um segmento (cosméticos, por exemplo), o ideal é que subsegmente o público aos poucos. Passe a focar o que vende mais e abandone produtos que ficam encalhados no estoque.
Essa adequação orgânica levará a loja virtual para um nicho de forma natural, fazendo com que compreenda melhor o público e possa atendê-lo de uma forma satisfatória.
3. Identifique as dores do público-alvo
A melhor forma de atender bem o público-alvo é conhecer as dores dele. Ou seja, problemas, anseios, dúvidas, objetivos pessoais e profissionais ainda não alcançados. A partir daí, a loja deve conversar com os consumidores para entendê-los a fundo e saber o que buscam.
É nesse momento que você começa a desenhar uma solução, podendo transformá-la em um produto ou serviço. Porém, nunca demonstre apenas interesses comerciais. Ter um propósito e um objetivo maior para as ações pode ajudar você a chegar mais longe.
4. Analise os concorrentes
Se encontrou um nicho mal explorado, a loja deve conhecer as marcas que atuam nele e fazer um benchmarking. Ou seja, observar o que, como, quando e por que fazem — e buscar formas de fazer melhor.
Nessa pesquisa, se passe por cliente, faça cotações e compre alguns produtos para testar aspectos como atendimento, tempo de entrega, valor do frete, formas de pagamento, qualidade dos materiais, entre outros aspectos. Assim, ficará mais fácil para a loja ter boas ideias de vendas, implementar as melhores práticas do mercado no segmento e se destacar.
5. Subsegmente o mercado
Mesmo depois de encontrar um nicho de mercado e trabalhá-lo, a segmentação não deve acabar. Micronichos podem surgir a qualquer momento. A loja precisa estar atenta para perceber isso e fazer uma subsegmentação. Caso contrário, dará abertura para os concorrentes explorarem esse mercado. Assim, o e-commerce perderá uma vantagem competitiva.
É importante que faça pesquisas constantes sobre as dores do público e encontre oportunidades latentes que não são atendidas pelo mercado. Assim, você terá a possibilidade de subsegmentar o negócio e torná-lo líder de mercado em uma fatia menor, porém exclusiva.
6. Use a tecnologia
A segmentação de mercado é uma tarefa do marketing. Mas hoje é possível fazer uma parte do trabalho até mesmo sozinho, sem grandes conhecimentos e experiências.
Existem algumas ferramentas na internet que devem ajudar a localizar nichos de forma simples e gratuita. Google Trends e Google Analytics são alguns exemplos. Então, use-as a favor do e-commerce!
Quais erros devem ser evitados ao definir o nicho de mercado?
É preciso conhecer alguns erros para evitá-los no processo de definição de um nicho específico para o e-commerce. Os principais são:
- Focar os lucros em vez de se preocupar em solucionar os problemas do consumidor
- Basear o conhecimento sobre o perfil do público-alvo no achismo
- Entrar em mercados com potencial de retorno muito pequeno
- Trabalhar em um nicho que desperta pouco interesse
- Tentar fazer tudo sozinho, sem ajuda profissional
- Ignorar a concorrência e o que o público dizem
Está pronto para definir um nicho?
Como você pôde perceber, as vendas no varejo online não são tão simples. A facilidade de entrar nesse mercado levou muitos pequenos empreendedores a explorar as oportunidades. Desse modo, você precisa estar um passo à frente para se destacar.
Então, comece a definir o nicho de mercado ideal para o e-commerce usando as orientações do post. Avalie como está a relação entre oferta e procura dos nichos que achou interessante, defina um público e conheça as necessidades dele, analise os concorrentes e use a tecnologia a favor da loja!
E já que falamos sobre nichos, que tal saber mais sobre segmentos relevantes do e-commerce? Nesta página você encontra diversos conteúdos sobre nichos de alto potencial!
O post Veja já como escolher o nicho de mercado para seu e-commerce apareceu primeiro em Portal Universo das Vendas - by Olist.
Veja já como escolher o nicho de mercado para seu e-commerce publicado primeiro em https://blog.olist.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário