Você já deve ter presenciado isto quando foi às compras: lojas pequenas, modernas e atraentes que aparecem, mostram a marca e quando você volta não estão mais lá. O que será que está por trás dessa estratégia? Esse é o conceito de loja pop-up, uma ideia incrível para quem tem um negócio apenas virtual.
Quer saber melhor como ela funciona, como beneficia o e-commerce e por que virou tendência? Neste artigo, explicamos tudo sobre o assunto. Continue acompanhando!
O que é uma loja pop-up e como ela funciona
Essa ideia surgiu nos Estados Unidos com o nome pop-up store. O nome se origina de algo que surge de uma hora para a outra, chama atenção e depois deixa de existir.
A loja pop-up é isso, um espaço (geralmente um quiosque ou uma sala pequena) programado para ser temporário. O objetivo é mais aumentar o reconhecimento e a visibilidade da marca do que necessariamente lucrar com a venda de produtos.
Por essa razão, é comum que uma store desse tipo traga experiências diferenciadas de compra. A ideia é permanecer na mente do consumidor. Assim, quando ele estiver em casa pesquisando um item para comprar é a sua marca que ele vai buscar.
Exemplos de lojas pop-up
Para você ter uma noção das características de uma loja pop-up, podemos dar alguns exemplos notáveis que demonstram essa preocupação em imprimir a marca no público.
A Adidas é uma das grandes empresas que apostou no conceito ao criar lojas temporárias em formato de caixa de sapato. A Tiffany & Co. teve uma ideia semelhante fazendo caixas de presente gigantes que serviam de loja com um conceito bem claro: a marca perfeita para presentear alguém especial.
A C&A também já experimentou o modelo, criando vitrines compactas em locais de grande circulação. A ideia de todas elas foi conectar uma experiência de compra diferenciada à marca.
Quais motivos estão levando ao crescimento dessa estratégia
Não dá para imaginar que é coincidência ver tantos negócios apostando na mesma estratégia — desde os que estão iniciando no mercado até os gigantes.
Esse crescimento em lojas pop-up tem muito a ver com os benefícios que elas trazem para quem as implementa, principalmente no comércio digital. Veja quais são esses motivos!
Promoção de uma marca virtual
A pop-up store é uma oportunidade de mostrar a marca em outro contexto, fora do mundo virtual. Essa presença offline cria uma percepção de confiança e torna os produtos mais palpáveis para o consumidor.
Proximidade com o cliente
É também a chance de encontrar as pessoas cara a cara, conhecer o comportamento delas ao vivo e entender melhor os desejos que elas têm. Se o que as lojas buscam hoje é conexão de relacionamento e fidelização com os clientes, a pop-up store aproxima, encanta e engaja.
Ampliação de mercado
Mesmo que o e-commerce já esteja bem estabelecido no Brasil, ainda existem perfis de consumidores tradicionais, que não pesquisam ativamente por lojas online para comprar.
A loja pop-up faz essa ponte e contribuir para a ampliação da rede de clientes. A pessoa conhece pessoalmente a marca e os artigos comercializados e pode até ignorar uma busca maior no futuro, indo direto ao site da loja virtual por ter essa confiança.
Teste de audiência para produtos
Medir a satisfação de clientes no e-commerce demanda trabalho para convencer leads a darem avaliações sobre produtos e experiências de compra.
A resposta é imediata na loja pop-up. É possível utilizá-la para exibir itens novos e ver o que o público acha deles — e se vale investir mais nesse mix.
Facilidade de implementação
Uma das grandes vantagens das pop-up stores é trazer todos esses benefícios que citamos sem a necessidade de investir muito.
Como são estabelecimentos pequenos e temporários, dá para começar rápido e focar bastante a exposição da marca. A loja já pode estar disponível ao público em semanas.
O que considerar para abrir uma loja pop-up
Por ser simples de implementar e muito benéfica no contato com as pessoas, é válido dizer que a pop-up store é uma grande ideia para você colocar em prática. Mas é preciso conhecer algumas questões importantes antes de começar. Veja!
Delimite um prazo para a estratégia e trabalhe dentro dele
O principal para uma loja pop-up é começar já sabendo quando ela termina. O mais importante sobre esse prazo definido é que assim você aloca bem o investimento no quanto vai gastar: aluguel, produtos, decoração, entre outros pontos. Assim, é possível fazer o quiosque mais impactante dentro dos limites como uma loja física.
Foque as experiências
E o que significa ser impactante? Uma boa loja pop-up é aquela que fixa a marca na mente do consumidor. A experiência que você proporcionar é o que vai fazer a diferença.
Essa experiência pode ser um visual instigante, uma ação que faça o cliente participar de uma atividade engajadora e até brindes. O objetivo é valorizar o tempo de contato entre marca e consumidor.
Escolha um local de grande circulação do perfil certo
Se a loja virtual vende para o público de classe média a baixa, não adianta colocar a loja pop-up em um shopping de alto padrão — ou vice-versa.
O local escolhido é determinante para o sucesso. Faça uma pesquisa de mercado a fim de encontrar lugares que o público-alvo frequenta com grande concentração.
Defina um mix menor que represente a loja
Você não vai vender tudo o que tem na loja virtual em uma pop-up store. Portanto, defina os carros-chefes: quais desses artigos conversam melhor com os consumidores e representam o que eles podem encontrar acessando o e-commerce?
Prepare os vendedores para vender a marca
Esta é a lição principal para montar a estratégia perfeita: uma pop-up store não é feita para lucrar vendendo produtos, mas apresentar a marca às pessoas.
Os vendedores no local precisam ser treinados nesse sentido. É claro que uma venda a mais é ótimo, mas fazer aquele consumidor conhecer e acessar o e-commerce é muito mais importante.
Cause impacto no mundo físico e atraia o público para o e-commerce
Como vimos, uma loja pop-up tem um tempo próprio de existência: é surgir, causar impacto e sair. Afinal de contas, ela nasceu com o intuito de ser temporária.
O relacionamento com o público precisa ser o mais longo possível — esse é um dos maiores objetivos do varejo. Você vai criar um canal incrível de captação de novos clientes se tiver essa visão ao planejar o quiosque.
E aí, já está com ideias para a loja pop-up da marca? Você já usou esse tipo de estratégia? Compartilhe nos comentários!
O post Loja pop-up: será que vale a pena? Descubra agora! apareceu primeiro em Portal Universo das Vendas - by Olist.
Loja pop-up: será que vale a pena? Descubra agora! publicado primeiro em https://blog.olist.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário