terça-feira, 1 de setembro de 2020

Formas de pagamento no e-commerce: o que você precisa saber

Oferecer diferentes formas de pagamento no e-commerce é essencial para ampliar as opções de escolha do consumidor. Além do boleto bancário e do cartão de crédito, existem alternativas que podem ser integradas ao site para ajudar nessa diversificação.

Entretanto, muitos empreendimentos têm dúvidas sobre o modo de utilizar esses recursos em seus sites ou em plataformas de e-commerce. A seguir, veja como diversificar os pagamentos online e quais as vantagens de contar com essa variedade.

Como funcionam as formas de pagamento online?

Durante o processo de compra em um e-commerce, o consumidor deve escolher como deseja pagar pelos produtos. Cada alternativa disponível na loja tem um processamento diferenciado. Portanto, interfere no tempo para a liberação do pedido. Confira, a seguir, quais são e como funcionam as principais opções de recebimento que podem ser utilizadas em uma loja online.

Boleto bancário

Essa forma já é usada há muito tempo pelas lojas virtuais e plataformas de e-commerce. Trata-se de oferecer ao consumidor um boleto bancário com o valor da compra à vista. Dessa maneira, o pedido só será liberado quando houver a confirmação do recebimento da quantia pela instituição bancária.

O processo de liberação do pagamento pelo banco é um pouco mais demorado do que pelo cartão de crédito. Além disso, um contratempo dessa modalidade é o comprador deixar de pagar o boleto. Se o produto estiver com estoque baixo, por exemplo, essa situação pode prejudicar a venda para outro consumidor que realmente estivesse interessado.

Apesar desses problemas, essa alternativa é importante para os consumidores que não têm ou preferem não utilizar os cartões de crédito ou débito, mas desejam comprar pela internet.

E uma vantagem é a taxa administrativa relativamente baixa, pois é cobrada por título processado, e não um percentual sobre o valor da compra. Portanto, é possível oferecer preços mais atrativos para quem paga dessa maneira.

Cartão de crédito

O pagamento com cartão de crédito garante mais agilidade no processo de compra. Ao finalizar o pedido, a operadora financeira faz a autorização da transação rapidamente. Dessa forma, a loja consegue despachar a mercadoria assim que tiver essa confirmação. Isso permite que o consumidor receba a sua mercadoria mais rapidamente.

Ainda, essa modalidade facilita que a loja ofereça diferentes opções de parcelamento. O consumidor, portanto, pode escolher a quantidade de vezes em que deseja dividir o valor ou se prefere pagar à vista com o cartão. Muitas lojas dão descontos para os clientes que fazem o pagamento em uma única parcela.

Para aumentar as oportunidades de venda, o ideal é que o comércio aceite múltiplas bandeiras de cartão de crédito. Entre as mais populares, estão MasterCard, Visa, Elo, Diners Club, American Express e Hipercard.

Existem algumas formas de implementar o pagamento com cartão de crédito. A primeira é a loja virtual desenvolver seu próprio gateway com as operadoras financeiras. Entretanto, essa maneira requer um maior investimento. Afinal, será preciso contar com desenvolvedores e efetuar uma série de testes, de modo a garantir a segurança do processo.

Outra possibilidade é utilizar as soluções de pagamento que são integradas à loja virtual ou à plataforma de marketplace. Elas serão abordadas com mais detalhes nos próximos tópicos. O custo para a utilização do cartão de crédito no e-commerce varia de acordo com o contrato com a operadora e com o volume de operações efetuadas.

Cartão de débito

Essa forma de pagamento não era muito utilizada na internet, em função da dificuldade tecnológica que a envolvia. Hoje, porém, graças ao surgimento de novas tecnologias, há um grande crescimento no uso do débito para as compras online.

De acordo com os dados da consultoria Visa Consulting & Analytics, a utilização do cartão de débito como meio de pagamento no comércio online cresceu 70% entre junho de 2018 e junho de 2019.

Portanto, sua utilização oferece oportunidades de compra aos consumidores que não usam ou não têm cartão de crédito e desejam comprar pela internet com a mesma agilidade.

Transferência online

Trata-se da transferência do valor da compra entre a conta corrente do consumidor e a da loja virtual. Pode ser implementada por meio de gateway com a operadora financeira. Assim, ao concluir a compra, o consumidor é direcionado a uma página disponibilizada pelo banco para que a transação seja feita no ambiente da instituição bancária.

Carteira digital

Essa é uma modalidade que está em crescimento no país. De acordo com a pesquisa sobre o Perfil do E-commerce Brasileiro, realizada pelo PayPal e BigData Corp em 2019, a carteira digital já é utilizada em 50,28% das lojas online, que representam cerca de 930 mil sites.

Trata-se de uma plataforma em que o consumidor abre uma conta e faz o depósito de valores por meio de boletos bancários ou pelo recebimento de vendas realizadas. Portanto, ao ter as quantias disponíveis, o usuário pode efetuar o pagamento em um e-commerce com o saldo de sua carteira digital.

Essa alternativa é interessante para os consumidores que não querem utilizar cartões de crédito para as compras ou esperar o tempo de processamento do boleto bancário. Além disso, é muito adotada por vendedores de plataformas como Mercado Livre e OLX.

Qual a importância de oferecer várias formas de pagamento online?

Existem diferentes perfis de consumidor, e é importante identificar cada um deles para desenvolver estratégias de pagamento adequadas. No caso do indivíduo que prefere pagar com boleto, por exemplo, ele deixará de comprar em uma loja que não ofereça essa alternativa. Isso também vale para quem tem o costume parcelar suas aquisições no cartão de crédito.

Portanto, o e-commerce deve oferecer opções de pagamento que facilitem a vida do comprador. Dessa forma, ele ficará satisfeito com as possibilidades, havendo maior probabilidade de que feche o negócio.

De acordo com a 40ª edição do Webshoppers, as compras realizadas com cartão de crédito representaram 67% do total de pedidos efetuados no primeiro semestre de 2019. Já as com boleto bancário foram equivalentes a 19%.

Vale ressaltar que as vendas online nesse período somaram R$ 26,4 bilhões. Com base nesses valores, é possível compreender a importância financeira de oferecer diferentes formas de pagamento.

Outra razão para disponibilizar alternativas ao consumidor é a concorrência. O cliente comprará de quem lhe proporcionar as melhores condições para pagar. Portanto, se as opções do concorrente forem mais atraentes, é grande a possibilidade de perder oportunidades de venda para ele.

O que são os intermediadores de pagamento?

Os intermediadores são soluções que, ao serem integradas ao e-commerce, permitem a comunicação com as instituições financeiras para processar o recebimento de maneira rápida e segura.

Essas plataformas oferecem uma série de recursos para o pagamento e a gestão das transações efetuadas. Os valores correspondentes às operações ficam disponíveis no sistema ou podem ser transferidos para a conta corrente da loja. É possível realizar esse processo de forma automática ou manual, dependendo das funcionalidades do intermediador contratado.

As soluções de pagamento serão integradas tanto a sites desenvolvidos pela loja quanto a plataformas de e-commerce ou grandes marketplaces. Assim, no momento de efetuar a transação, o consumidor é redirecionado para um ambiente seguro oferecido pelo intermediador. Portanto, os dados de cartão de crédito ou outras informações do cliente não ficam armazenadas na loja virtual.

Ao utilizar esse serviço, o comércio não precisa se preocupar em ter contratos individuais com todas as operadoras de cartão de crédito. Isso é possível porque o contrato é feito entre a loja online e o intermediador. Este, por sua vez, é responsável pelo vínculo com as instituições financeiras.

Vale ressaltar que existem serviços que oferecem apenas a função de gateway de pagamento. Isso significa que eles não retêm o dinheiro na plataforma, apenas atuam como uma ligação entre a loja e as operadoras financeiras.

Quais as vantagens das soluções de pagamento online?

Quando se desenvolve a própria loja virtual e se quer implementar diferentes formas de recebimento, é preciso fazer um contrato e a homologação do ambiente com cada operadora financeira.

Ao utilizar as soluções disponíveis no mercado, a loja tem uma maior praticidade na implementação dos recursos de pagamento. Entretanto, esse não é o único benefício ao utilizar tal serviço. Confira, a seguir, as vantagens dessas soluções.

Melhor organização da gestão financeira

As plataformas de pagamento contam com uma área disponível para o gerenciamento da movimentação financeira da loja. Portanto, cada vez que uma compra é efetuada, há um lançamento correspondente no sistema do intermediador. Dessa forma, é possível acompanhar, por exemplo, qual foi o modo escolhido e o status da transação.

Além disso, o serviço permite efetuar o estorno de um recebimento, bem como identificar o motivo, caso ele não seja aprovado pela operadora.

Mais opções de pagamento disponíveis

Ao utilizar os serviços de intermediadores, o e-commerce pode oferecer mais variedade. Boa parte das soluções existentes no mercado fornecem as principais formas de recebimento. Isso possibilita que a loja oferte condições vantajosas a diferentes perfis de consumidores.

Mais segurança nas operações

Para que um site possa efetuar transações de pagamento, é preciso que ele atenda a uma série de fatores de segurança exigidos pelas operadoras financeiras. Entre os requisitos, estão ambiente seguro e criptografia, além de cumprir o conjunto de normas e requerimentos do PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard).

Trata-se de um padrão internacional de segurança para garantir a devida proteção às transações financeiras em ambiente virtual. Portanto, ao utilizar os serviços de intermediadores de pagamento, a loja oferecerá toda essa proteção a seus usuários.

Há soluções que permitem a integração ao e-commerce de forma transparente. Ou seja, é possível fazer com que o processo de pagamento ocorra sem que haja o redirecionamento de páginas. Dessa maneira, o consumidor tem a sensação de que tudo se dá em um único ambiente.

Proteção contra fraudes

Um dos transtornos enfrentados pelos varejistas online é a ocorrência de fraudes. As operadoras de cartões fazem o estorno do recebimento, caso o titular não reconheça a compra. Esse procedimento é conhecido como chargeback. Para o negócio, isso pode significar muitos prejuízos. Afinal, se o produto já tiver sido entregue e o consumidor não puder ser localizado, não há como refazer a transação.

Os intermediadores de pagamento oferecem proteção a esse tipo de ocorrência por meio do sistema antifraude. Portanto, ao utilizar o serviço, a loja virtual terá uma garantia a mais para evitar esse transtorno, além da certeza de receber o valor caso a transação seja aprovada.

Quais são as melhores formas de pagamento para o negócio online?

Existem diferentes plataformas no mercado, as quais oferecem formas e condições de pagamento específicas. Confira, abaixo, algumas alternativas.

Payu

É uma plataforma que disponibiliza as duas possibilidades de integração com a loja. Ou seja, tanto por redirecionamento de página quanto pela utilização de API (Application Programming Interface). Cobrar e receber com a Payu é possível por meio de boletos bancários e cartões de crédito.

As compras podem ser parceladas em até 12 vezes e com taxas diferentes para cada opção. A plataforma trabalha com 6 bandeiras de cartão e conta com serviço antifraude. As solicitações de transferência não são automáticas.

Wirecard

Oferece facilidade na integração, que pode ser por redirecionamento ou de uma maneira transparente para o usuário. Além disso, ela disponibiliza módulos para a implantação em algumas soluções de e-commerce, como o Magento, osCommerce e WooCommerce.

É possível cobrar e receber com a Wirecard por meio de diferentes formas de pagamento. Entre elas: cartão de crédito ou débito e boleto bancário. Outra funcionalidade é fazer o reembolso de valores. Ou seja, devolver para um consumidor a quantia referente a uma compra cancelada, por exemplo.

Cielo

A plataforma também possibilita fácil integração com o e-commerce e é adaptável a qualquer dispositivo. Há, também, a opção de contratar a solução de loja virtual, que já é disponibilizada com o módulo de pagamento integrado.

Uma das vantagens de cobrar e receber com a Cielo é a variedade de bandeiras de cartão de crédito aceitas — mais de 70. Também é possível efetuar o pagamento no débito e por meio de boleto bancário. A solução conta com um sistema antifraude e permite a venda com links, o que facilita a oferta de produtos pelas redes sociais.

Paypal

Pode ser integrado à loja virtual por meio de checkout na plataforma ou de maneira transparente. Há a disponibilidade de módulos para as principais soluções de e-commerce existentes no mercado, como Magento, WooCommerce e PrestaShop.

Ao cobrar e receber com o PayPal, o empreendimento consegue escolher se prefere receber o valor da compra feita com cartão de crédito em até 24 horas ou em até 30 dias. A diferença está na taxa cobrada pela transação, que é maior na primeira opção.

PagSeguro

O PagSeguro oferece diferentes opções para o checkout, as quais também podem ser integradas às diversas soluções de e-commerce disponíveis no mercado. A plataforma trabalha com muitas bandeiras de cartão de crédito, boleto bancário, débito online, depósito em conta corrente e com o saldo disponível na conta do usuário.

A vantagem de cobrar com o PagSeguro é que toda a gestão de pagamentos oferecida na plataforma é gratuita. As taxas que incidem sobre cada transação só são descontadas quando há vendas. Além disso, o valor pode ser recebido em um prazo de 14 ou 30 dias, com um percentual menor para a segunda opção.

O que considerar ao escolher as formas de pagamento?

Ao escolher uma plataforma de pagamento para o e-commerce, é necessário avaliar alguns pontos para garantir a melhor alternativa. Confira, a seguir, o que é preciso observar nesse momento.

Verifique como funciona a gestão sobre as transações

O processamento do pagamento pode retornar diferentes situações. Caso a transação seja recusada, por exemplo, é preciso que a loja consiga identificar o motivo da negativa.

Isso permite uma melhor interação com o consumidor, pois é possível explicar a causa da recusa e resolver o problema da maneira mais adequada. Observe, também, como funciona o estorno ou o cancelamento de lançamentos e se há como fazer o acompanhamento das transações.

Analise as funcionalidades disponíveis na plataforma

Verifique quais são os recursos oferecidos pelo sistema. É importante avaliar, por exemplo, se há a proteção antifraude. Ela é essencial para diminuir o risco de chargeback. Portanto, confira de que modo esse serviço é oferecido. Isso é necessário porque existem plataformas que cobram por ele, enquanto, em outras, o recurso é intrínseco à solução.

Avalie quais são as opções de pagamento disponíveis em cada uma. Quanto mais alternativas forem oferecidas, maiores são as possibilidades para o consumidor. Vale ressaltar que essa escolha deve ser feita de acordo com as necessidades da loja e de seus clientes.

Considere o custo das taxas cobradas em cada operação efetuada

O custo para a utilização do serviço é um fator importante e deve ser avaliado com cuidado. O prazo para a liberação do dinheiro e as taxas cobradas em cada um também precisam ser estudados. Entretanto, ao fazer essa análise, é preciso considerar o serviço como um todo. Nem sempre as menores taxas oferecem as melhores condições.

Como cadastrar as formas de pagamento?

O cadastro dos meios de recebimento varia de acordo com o tipo site utilizado pela loja. Os varejistas que desenvolvem o próprio site, por exemplo, devem fazer a integração com gateways de pagamento ou com soluções de intermediários, para oferecer mais variedade para o consumidor.

Já os negócios que utilizam plataformas de e-commerce prontas ou vendem em marketplaces precisam escolher entre as opções de serviço disponíveis nesses canais. Geralmente, eles disponibilizam uma ou mais alternativas de serviços de pagamento para a utilização na loja virtual.

Assim, não é preciso se preocupar com a parte técnica da implementação, pois a solução já estará integrada. O que o comércio deve fazer é o cadastro da loja na plataforma de pagamento escolhida, para ter a vinculação correta.

Portanto, é primordial escolher o serviço mais adequado às suas necessidades e fazer a configuração conforme os passos solicitados na plataforma de e-commerce. Normalmente, será necessário informar os dados da loja — razão social e CNPJ, entre outros —, além de cadastrar a conta corrente da empresa, para que sejam realizadas as transferências dos valores recebidos.

Como gerenciar recebimentos no e-commerce?

Como o e-commerce oferece diferentes opções para que o consumidor efetue o pagamento, é essencial manter uma gestão eficiente sobre os valores a receber. Os intermediadores disponibilizam uma plataforma em que é possível acompanhar todas as transações da loja.

Ter esse controle é importante para estar atento ao fluxo de caixa. Dessa forma, se terá uma visão realista sobre a movimentação financeira. Para isso, é necessário calcular as entradas provenientes de boletos bancários e quais são os valores pagos com cartão de crédito. Além disso, será preciso contabilizar as deduções que recairão sobre esses recebimentos.

Também é necessário avaliar as datas em que os valores estarão disponíveis na plataforma de pagamento, que são diferentes em cada empresa intermediadora. Em uma das Curiosidades olist, por exemplo, explicamos por que a quantia de uma venda só é repassado após a confirmação do envio do produto.

Uma vantagem de manter uma gestão de recebimentos bem organizada é fazer uma avaliação sobre o desempenho das vendas. Isso é importante porque, para utilizar serviços de empréstimo para capital de giro, como o Mercado Crédito, é preciso que a loja tenha um fluxo de caixa constante.

Escolha a melhor solução de pagamento e boas vendas!

Como visto, oferecer variedades para o consumidor ao efetuar o pagamento é essencial para aumentar as chances de vendas. Afinal, ele poderá escolher o modo mais adequado às suas possibilidades para efetuar a compra. Cada opção contém características e condições diferenciadas e requer uma forma de implementação específica.

Uma boa possibilidade para oferecer diferentes formas de pagamento de maneira simples e segura é por meio da utilização de serviços de intermediadores, como PayPal e PagSeguro. Essas soluções facilitam a gestão no e-commerce, pois permitem um acompanhamento detalhado sobre cada passo durante a transação financeira.

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