Já pensou ter um negócio próprio sem precisar investir tanto em estrutura física e tendo bastante lucro? O e-commerce é um setor que cresce muito exatamente por permitir que qualquer pessoa com uma boa ideia e bem organizada se destaque no mercado. Mas como começar uma loja online?
É difícil? Pelo contrário! O objetivo deste artigo é mostrar por que é o momento perfeito para começar uma empresa e todos os passos necessários para chegar ao sucesso.
Números do e-commerce no Brasil e por que é a hora de começar uma loja online
Você já deve ter percebido o quanto as lojas online se tornaram parte da nossa rotina nos últimos tempos. O setor vem crescendo há anos, e o faturamento subiu 12% apenas no primeiro semestre de 2019.
Quer mais um número impressionante? A Black Friday movimentou R$ 3,87 bilhões apenas em lojas online em 2019, um aumento de 30,9% no faturamento e de 28,5% no número de pedidos em relação ao ano anterior.
Aí você pensa: mas será que, depois desse crescimento todo, o modelo já não está saturado? A preocupação é válida, mas a verdade é que o país está longe disso. A transição das compras em lojas físicas para online continua a todo vapor.
Aliás, o momento agora é perfeito para quem quer começar. O e-commerce ainda tem muito espaço para crescer. Ao mesmo tempo, o setor já atingiu um nível de maturidade suficiente para que lojas criem públicos cativos e com ticket médio maior.
Não é só isso: a popularidade das compras em marketplaces é uma oportunidade para que negócios novos tenham grande alcance de público desde o primeiro dia de operação. Ou seja, a melhor hora de começar é agora!
Os passos para começar uma loja online de sucesso
O momento é agora porque você não precisa de tanto tempo para colocar a loja online em funcionamento. As etapas para se tornar uma empresa de sucesso no setor são mais simples e podem começar com poucos investimentos. Veja um passo a passo para que você comece a empreender no Brasil!
Defina o nicho
Uma coisa que precisamos deixar claro é que nem sempre vale a pena apostar em muitos perfis de público e em um mix tão variado, sobretudo para quem está começando. Quanto mais nichados forem os produtos, mais fácil é cativar, converter e fidelizar.
Então, procure um segmento com o qual você se identifica e gosta de trabalhar. Invista em produtos que você conhece, pois, dessa forma, será mais fácil se aproximar de possíveis clientes.
Estude o mercado
Depois de definir o nicho, é hora de estudar bastante! Busque os líderes de mercado vendendo produtos semelhantes e quem está começando como você.
Veja o que estão fazendo, como estão fazendo. Não tenha medo de copiar o que dá certo, mas procure sempre algo que possa destacar a sua loja perante esses concorrentes.
Fique de olho nas burocracias necessárias
A busca por formalizar o negócio pode começar em paralelo com a estruturação da loja. Dependendo do faturamento inicial, dá até para fazer alguns testes como pessoa física mesmo. O Olist Shops pode ajudar você com isso.
Mas lembre-se: a abertura de um CNPJ é fundamental para ter sucesso. Por isso, inicie o processo o quanto antes. Você pode até começar como MEI para agilizar a etapa e mudar para ME quando aumentar o faturamento.
Crie a marca
A empresa precisa de um nome cativante e uma marca que se destaque e cause identificação no mercado. Parece bobagem, mas um nome interessante, simples de falar e que gera curiosidade ajuda muito na divulgação da loja.
Planeje os custos
Aqui, você vai precisar de alguma organização, não tem jeito. Como em qualquer negócio, uma loja online precisa de um investimento inicial nos produtos e na criação de um fluxo saudável de caixa. Se não tiver conhecimento sobre isso, é interessante ter a ajuda de um contador.
Invista em um sistema de gestão
Sistemas de gestão são plataformas que controlam todos os aspectos da empresa: inventário, situação financeira, atendimento, pagamentos etc. São conhecidos também como ERPs. Existem vários no mercado especializados no gerenciamento de e-commerce.
Estruture a logística
O ideal é começar a loja com poucos produtos no estoque. Assim, você investe menos inicialmente e cresce de forma sustentável. Ainda mais importante do que os itens no inventário é a forma como a logística funciona: preparação dos pedidos, separação de itens, despacho e entrega.
É bom que esses processos já estejam definidos antes mesmo de a loja entrar no ar. Dessa forma, você garante a satisfação do cliente desde a primeira venda feita.
Crie um plano de marketing digital
O marketing digital é o plano de divulgação mais eficiente para lojas virtuais. É preciso investir em ads (propagandas personalizadas em redes e mecanismos de busca), em conteúdo para posicionar bem a loja em pesquisas online e, principalmente, nas redes sociais.
Sim, ter presença em mídias sociais é barato, simples e eficiente. É fazer parte da rotina do público, interagir diariamente com ele e colocar a marca sempre em destaque dentro dos interesses dele.
O que é preciso para começar do jeito certo
Seguindo todos os passos acima, você já tem uma loja pronta para funcionar, vender e crescer. Muitos desses processos podem ser feitos já com a empresa em funcionamento — e serão um trabalho constante de evolução e adaptação.
Mas como saber a hora em que o e-commerce já está pronto para ser lançado com sucesso? A loja mais básica precisa ter os 3 elementos a seguir, pelo menos:
Um bom layout
O layout é a forma como a loja se apresenta: cores, fontes, imagens, formatos, páginas e categorias. Um layout pode afastar clientes quando é ruim ou lento.
Por isso, só coloque a loja no ar com um layout agradável, eficiente e responsivo — que funcione bem em qualquer tamanho de tela de celular, tablet ou computador. Lembre-se também de ter uma logomarca para a loja!
Formas e condições variadas de pagamento
Quanto mais meios de pagamento o consumidor tem à disposição, mais inclinado ele fica a pagar. Investir em um intermediador ou em uma tecnologia do tipo ajuda a converter bastante desde o início.
Atendimento ao cliente bem estruturado
A relação com o público é muito importante em um ambiente competitivo, principalmente durante o atendimento: compras, trocas, resolução de dúvidas etc.
Por isso, tire um tempo para planejar o CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente). Busque ferramentas especializadas no mercado, estruture a cadeia de atendimento e se concentre em superar as expectativas a cada contato.
O sucesso da sua loja online pode ser questão de (pouco) tempo
As chances de o negócio se tornar bem-sucedido crescem bastante se houver cuidado em cada etapa mostrada neste conteúdo — desde a elaboração da parte visual, passando pelos ajustes burocráticos até o atendimento ao cliente. Sendo assim, não negligencie nenhuma delas.
Você tem tudo para alcançar o sucesso logo no início das atividades. Agora, é encontrar um nicho e colocar toda a vontade para empreender em jogo!
E se atendimento é uma questão tão importante, por que não estudar mais sobre isso? Veja este artigo incrível sobre como lidar com reclamações de clientes!
O post Veja como começar uma loja online e fazer sucesso no mercado apareceu primeiro em Portal Universo das Vendas - by Olist.
Veja como começar uma loja online e fazer sucesso no mercado publicado primeiro em https://blog.olist.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário