Ter sucesso na internet não é uma tarefa simples, certo? Mas perder vendas por não ter a presença digital necessária é mais complicado ainda. A boa notícia é que existem inúmeras formas de acabar com esse problema. Uma delas é a vitrine virtual, que é mais um canal para que a sua loja expanda a sua atuação.
Com a transformação digital ainda mais acelerada, os recursos estão todos disponíveis. Hoje, por exemplo, é possível criar uma loja virtual grátis. Que tal, então, entender os motivos para que você crie uma vitrine online para o seu negócio? Continue a leitura para descobrir!
O que é uma vitrine virtual e por que se popularizou?
Uma vitrine virtual tem o mesmo papel da sua loja física: divulgar os produtos. Ou seja, é uma página para a exibição do seu catálogo, por exemplo.
Essa é uma forma comum de entrar em contato com o seu público. Para quem quer vender mais, inclusive, essa é uma dica valiosa, otimizando o caminho da sua loja até o cliente.
Quais são as vantagens de ter uma vitrine virtual?
Na prática, quais são as vantagens de criar uma vitrine online para a sua loja? Confira abaixo!
Aumento das chances de vendas
A principal vantagem de contar com uma vitrine virtual é o poder de venda. Afinal, o cliente só vai descobrir o que a sua loja tem para oferecer se a divulgação for feita da forma adequada.
De nada adianta estar presente nos canais certos, por exemplo, se você não tem o que apresentar. O objetivo da vitrine é, portanto, atrair aqueles consumidores a partir das ofertas do seu portfólio.
Os usuários podem visualizar os seus anúncios e ouvir falar da sua marca, mas nada disso vai causar um impacto tão grande. Com a vitrine virtual, a atração dos clientes se torna muito mais eficiente.
Em vez de apenas ouvir o nome da sua loja, o consumidor em potencial vai entender exatamente o que o seu negócio tem para oferecer. Como consequência, o interesse dele tende a ser maior.
Vantagem competitiva
Outro ponto positivo ao contar com uma vitrine virtual é o poder de diferenciação. Em um cenário de competição acirrada, se a sua loja não se destacar, os clientes não vão notá-la.
A partir do seu mostruário digital, você pode anunciar os seus produtos mais atrativos e os preços que ressaltam o seu negócio com relação aos concorrentes.
Se, por um lado, o alcance da sua loja é muito maior na internet, a disputa também é. Com uma vitrine online, o consumidor não vai enxergar o seu negócio apenas como mais um. Será possível deixar claro para ele que sua loja é a opção que oferece, por exemplo, o melhor preço ou os produtos de maior qualidade.
Diversificação dos canais de venda
Imagine que a sua loja tenha um bom desempenho de vendas em um determinado canal. O número, porém, não é o suficiente para que o seu negócio expanda.
Com o canal possivelmente já saturado, é preciso buscar renda extra online em outras plataformas. A vitrine virtual serve para otimizar esse processo e permitir a diversificação dos pontos de contato com o público.
Quanto mais exposição, maiores são as chances de impactar os consumidores. Em vez de focar os seus anúncios em apenas alguns canais, a vitrine online possibilita a divulgação em outras plataformas.
Com o Olist Shops, por exemplo, você pode criar a sua vitrine de forma simples e gratuita e integrá-la ao WhatsApp, permitindo o contato direto por esse canal.
Maior poder de comunicação
O tempo médio de atenção do usuário na internet é cada vez menor. Sendo assim, a sua loja deve encontrar maneiras de adotar uma comunicação precisa com o público.
Nesse contexto, o melhor caminho é expandir os seus pontos de contato. E é exatamente isso que a vitrine online pode oferecer para a sua loja, possibilitando uma presença digital ainda mais forte.
Afinal, você já consegue entrar em contato com o consumidor a partir das suas ofertas. Não vai ser apenas uma loja tentando vender, mas um portfólio de produtos do interesse da sua persona, por exemplo.
Quando isso acontece, a autoridade da sua marca cresce, o que pode representar um maior poder de comunicação e, assim, aumentar as suas vendas.
Melhora da experiência do cliente
Para se destacar em um mercado tão concorrido e conseguir fidelizar os seus clientes, é preciso fazer mais do que oferecer preços baixos.
A experiência do usuário com a sua loja precisa ser uma prioridade. E isso vale desde o atendimento até as funcionalidades que a sua página oferece. Tudo deve ser pensado para garantir a satisfação do comprador.
Ao criar uma vitrine virtual, você dá mais um passo nessa direção. Afinal, seu negócio entregará uma solução completa para ele. E não se fala, aqui, de uma simples descrição, mas de um catálogo completo. Nele, você pode colocar fotos, informações detalhadas, preço… Enfim, tudo para que o consumidor se sinta seguro para realizar a compra.
Possibilidade de personalização
Outro benefício de contar com uma vitrine virtual é poder personalizá-la. De acordo com o estilo e objetivo da loja online, é possível oferecer uma experiência ainda melhor ao seu cliente. A ideia é permitir que uma análise sobre o comportamento do seu público-alvo indique, por exemplo, o melhor caminho para conseguir uma conversão.
Dessa maneira, o consumidor passa a ser impactado de modo mais efetivo, e crescem as chances de sua loja aumentar as vendas. Assim, toda a sua comunicação pode ser direcionada para o que realmente consegue gerar resultados. Do uso de fotos até os detalhes da sua descrição, tudo deve servir para deixar a vitrine online perto do ideal.
O que considerar ao procurar uma solução?
Apesar da importância da vitrine virtual, também é necessário escolher uma ferramenta adequada para esse propósito. De que adianta uma solução que não serve para os seus objetivos? O Olist Shops, por exemplo, permite a criação de uma vitrine online de forma gratuita e sem nenhuma restrição de uso para o seu negócio.
A vitrine virtual é, portanto, mais um recurso importante para quem deseja se destacar em um cenário de tanta competição. Além disso, é uma maneira de profissionalizar a sua loja virtual e garantir que o seu desempenho seja cada vez melhor.
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