Você já pensou em vender os seus produtos por meio de um aplicativo para loja virtual? A solução é interessante tanto para quem já trabalha no e-commerce quanto para estabelecimentos físicos. A compra por meio dos smartphones vem crescendo no mercado brasileiro, e essa pode ser uma excelente oportunidade para vender mais.
Neste artigo, você vai conhecer as vantagens de apostar em um aplicativo para loja virtual e conhecer algumas opções para começar a investir nessa tecnologia. Continue lendo!
Como funciona um aplicativo para loja virtual?
Comprar utilizando um aplicativo para loja virtual é diferente de fazer isso no site da empresa, por mais responsivo que ele seja. No aplicativo, o usuário faz login uma única vez, após o download, e as suas informações pessoais ficam salvas. Assim, quando voltar a acessar a loja, não precisará informar os seus dados novamente.
Isso torna a experiência de compra muito mais fácil e prática. Depois de abrir o aplicativo, o usuário pode navegar nas categorias, visitar as páginas de produtos e finalizar a compra por lá mesmo.
Os aplicativos para loja virtual são uma tendência do mercado. Uma pesquisa de 2019 da Mobile Time e Opinion Box aponta que 71% dos brasileiros preferem comprar usando o smartphone e não o computador. Outros 67% afirmam ter feito pelo menos uma compra nos 30 dias anteriores à entrevista usando aplicativos para loja online ou em sites das empresas utilizando o celular. Além disso, 85% dos brasileiros que têm um smartphone usam o aparelho para fazer compras.
Por que ter um aplicativo para loja virtual vale a pena?
Com números tão expressivos, não é difícil concluir que apostar em um aplicativo para loja online traz bons resultados para as empresas — tanto as que já trabalham com e-commerce quanto aquelas que ainda estão somente em espaços físicos.
A seguir, você confere uma lista com as principais vantagens de contar com um aplicativo de loja virtual!
Praticidade
Como você já leu no início do texto, a compra por meio do aplicativo é mais prática do que no site. Afinal, o cliente não precisa abrir o navegador e digitar o endereço da loja. Com o aplicativo, dando apenas um toque no aparelho, o usuário já está na sua loja.
Outro ponto prático é a possibilidade de o cliente deixar salvas as informações de pagamento com segurança. Assim, quando ele for fazer a próxima compra, não precisará preencher todos os campos novamente.
Ganho de visibilidade
Um dos principais ganhos do investimento em um aplicativo para loja online é a maior visibilidade da empresa. Ao baixar o app, o cliente passa a ter a sua marca na tela do smartphone.
Assim, mesmo que ele não abra o aplicativo todos dias, terá sempre contato visual com a marca, que será lembrada mais facilmente quando pensar em comprar.
Comunicação imediata
O aplicativo da sua loja também consegue funcionar como um meio de comunicação com o cliente. Usando a possibilidade de enviar notificações para os usuários, você pode criar diversas estratégias para chamar a atenção — oferecer descontos, contar quando chegam novidades, mostrar produtos relacionados aos que o cliente já adquiriu etc.
Esse contato faz com que o cliente se sinta valorizado e próximo da empresa. Essa sensação é importante para que ele tenha uma boa experiência de consumo. Quanto mais positiva for a relação do cliente com a sua marca, maiores são as chances de ele fazer compras, ser fidelizado e indicar o negócio para pessoas conhecidas.
Valorização da marca
Assim como você sabe que é importante manter a sua empresa sempre atualizada e seguir as tendências de mercado, o cliente também tem essa consciência. Por isso, ele tende a valorizar mais os negócios que investem em inovações. Por isso, contar com um aplicativo para loja virtual é uma forma de valorizar a sua marca.
Rapidez na criação
Os aplicativos têm fácil gerenciamento e permitem que um novo produto seja rapidamente cadastrado no seu estoque. Um bom exemplo é o Olist Shops, app gratuito no qual você consegue compartilhar o catálogo da sua loja em poucos minutos. O Shops é bom para você, que começa a vender mais rapidamente, e para os clientes, que têm acesso facilitado aos produtos que desejam.
Vitrine online sem custos
Ter um aplicativo é também vantajoso pois é uma forma de exibir os seus produtos sem ter pagar a mais por isso. Essa estratégia é interessante, principalmente para aqueles que ainda trabalham apenas em espaços físicos, pois possibilita que o cliente conheça os produtos sem precisar se deslocar.
Integração com o WhatsApp e outras redes sociais
Com botões de compartilhamento em redes sociais, o aplicativo para loja virtual permite que o cliente compartilhe os itens de seu interesse com os amigos e conhecidos. Isso aumenta o alcance da sua marca e traz visibilidade.
Também existe a possibilidade de integração com o WhatsApp, para que o usuário entre em contato diretamente com o atendimento da loja caso tenha alguma dúvida. Hoje em dia, com a evolução tecnológica, as pessoas estão cada vez mais imediatistas, e o baixo tempo de resposta pode ser o grande diferencial competitivo.
Como começar a vender por meio de aplicativos?
Agora que você já sabe que investir em um aplicativo para loja virtual vale a pena, deve estar se perguntando como começar a colocar esse projeto em prática. Uma das opções é contratar uma empresa de tecnologia para fazer o desenvolvimento. A vantagem dessa alternativa é a possibilidade de personalização, mas, por outro lado, os custos podem ser maiores.
A outra opção é usar o aplicativo Olist Shops, gratuito para qualquer lojista. O app funciona como uma vitrine virtual na qual você consegue anunciar qualquer produto ou serviço. É só baixar o app, criar a conta, cadastrar os itens desejados e compartilhar o link da loja com seus clientes pelas redes sociais ou WhatsApp.
O Olist Shops é um aplicativo para loja virtual com interface amigável, pensado para facilitar a experiência do lojista e do cliente. Além disso, ele está integrado ao WhatsApp para que você otimize a sua comunicação com os usuários.
Baixe agora o Olist Shops e veja como ele pode ajudar a alavancar suas vendas!
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