quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Preciso aumentar minhas vendas: qual a solução?

Preciso aumentar minhas vendas: qual a solução?Todo empreendedor pensa: preciso aumentar minhas vendas! Em épocas de crise, com o comércio parado, é preciso adotar algumas estratégias para elevar as vendas no e-commerce e garantir a sustentabilidade do negócio. Promoções, presença em redes sociais e melhoria na comunicação são alguns bons exemplos.

O plano pode ser focado em aumentar o ticket médio, atrair clientes e fidelizar aqueles que já costumam comprar na loja. Independentemente do caso, se você precisa expandir as vendas, continue acompanhando este artigo! Aqui, você vai conferir informações valiosas.

Invista em redes sociais

Trabalhar com as redes sociais é um excelente caminho para quem quer vender mais. Por meio delas, é possível atingir novas pessoas, tornar a marca mais conhecida, criar um relacionamento com o público e mostrar autoridade no nicho em que se atua. Não é preciso estar em todas as mídias sociais — pois, em vez de ajudar, pode atrapalhar a estratégia. Prefira estar em 2 ou 3 redes sociais e fazer um trabalho melhor.

Para escolher onde marcar presença, estude o público. Procure saber por quais conteúdos ele se interessa, em quais plataformas ele passa mais tempo e quais tipos de perfil ele costuma acompanhar. Depois, trace planos específicos para cada uma das redes sociais em que estará presente.

No Instagram, por exemplo, é interessante usar o recurso de Stories para mostrar os bastidores da empresa, desde o processo de produção, se for o caso, até o envio de produtos. Também é interessante mostrar os clientes usando/recebendo os artigos comercializados por você. Já o YouTube, rede social mais usada no Brasil, é indicado para mostrar o item sendo utilizado — é possível gravar vídeos com instruções de uso e explicações aprofundadas.

Esteja presente em marketplaces

Os marketplaces são grandes shoppings virtuais que permitem que diferentes lojistas utilizem a plataforma para divulgar e vender produtos. Aos que precisam aumentar as vendas, essa ação promove destaque nos mecanismos de busca. Isso pode significar, por exemplo, um grande número de pessoas conferindo a loja depois de fazer pesquisas no Google.

Outra vantagem dos marketplaces é que, por serem grandes e conhecidos, eles já têm uma audiência conquistada — e você pode passar a mostrar as ofertas a essas pessoas. O baixo investimento inicial também costuma chamar a atenção dos empresários.

Tire fotos atrativas dos produtos

As fotos costumam ser o primeiro contato do cliente com o produto e, por isso, devem ser atrativas. Para chamar atenção do consumidor, a imagem tem que se destacar entre tantas outras que são mostradas nos mecanismos de busca e nos marketplaces.

Para tirar boas fotos, dê preferência a uma câmera profissional. Se não for possível, procure usar um smartphone que ofereça boa qualidade de imagem. A iluminação é outro ponto bastante relevante. A luz natural funciona bem em qualquer produto e deve ser a primeira opção. Os ambientes fechados podem exigir luz artificial. Nesse caso, tenha pelo menos duas fontes de luminosidade.

Prefira cores sólidas para o fundo, isso ajuda a evitar distrações. O branco e o preto são as opções mais utilizadas. Use um tripé para garantir uma imagem estável e não se esqueça de fotografar o artigo de vários ângulos. Veja aqui outras dicas para fotografar os produtos da sua loja.

Defina estratégias de fidelização

Uma boa tática de pós-venda faz com que o cliente volte a comprar no e-commerce. Afinal, não adiantar só pensar em como atrair novos consumidores: é importante pensar em como retê-los. Uma boa forma de agradar o cliente é entrar em contato para saber se ele está satisfeito com a experiência. É possível fazer isso por telefone ou pelo WhatApp Business, por exemplo.

Outra maneira de agradar quem já fez negócio com você é enviar e-mails com ofertas exclusivas, descontos nas próximas aquisições e oferecimento de itens complementares. Divulgue ainda queimas de estoque, cartazes de promoção e novidades da loja. O importante é manter o relacionamento ativo, de modo que a pessoa tenha a marca em mente quando precisar fazer uma nova compra.

Crie um blog

Se você quer aumentar as vendas e ainda não tem blog, chegou a hora de criar um. Essa é uma poderosa tática para quem quer divulgar produtos e atrair clientes e pode ser um grande diferencial. Além de barato, o blog é a porta de entrada para potenciais clientes. Ao pesquisarem nos mecanismos de busca sobre a solução para algum problema, eles podem encontrar o conteúdo publicado e, assim, acessar o site.

À medida que o blog cresce e tem mais visitas, a marca se torna referência em relação aos assuntos abordados por você. Quando isso acontece, as pessoas tendem a entrar no site para buscar informações. Isso tudo ajuda a elevar as vendas e a reter clientes.

Capriche nas descrições

Uma descrição de produto precisa ser muito bem pensada para que consiga convencer o máximo de pessoas a fazer a compra. Ela deve responder aos seguintes pontos:

  • O que é o produto?
  • Quais problemas ele resolve?
  • Qual é o diferencial em relação aos concorrentes?
  • Do que é feito?
  • Quais são as características físicas (cores, tamanho etc.)?
  • Como ele deve ser usado?

Não se esqueças de usar boas frases para atrair os clientes, sempre destacando os benefícios do que é vendido, com o objetivo de elevar o desejo da pessoa.

Melhore as campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing é o grande aliado de quem quer aumentar as vendas. Ele pode ser usado para diminuir a taxa de abandono de carrinho, divulgar produtos e promoções, mostrar o que há de novo no blog e manter ativo o relacionamento com o cliente.

Para ter melhores resultados com a estratégia de e-mail marketing, realize as seguintes ações:

  • Envie conteúdos que sejam de interesse do público
  • Pense em títulos interessantes
  • Tenha cuidado com o envio em excesso
  • Personalize a mensagem e se refira ao cliente pelo nome
  • Inclua sempre links e imagens nas mensagens
  • Garanta que os e-mails possam ser lidos em telas pequenas, como as de smartphones
  • Disponibilize a possibilidade de o cliente se descadastrar da lista de recebimento
  • Tenha sempre um CTA (call to action, ou seja, um botão que convida o leitor para uma ação — visitar o site, comprar o produto, ler um artigo etc.)

Saiba onde encontrar inspiração

Como você viu, existem diversas técnicas para vender mais, expandir a visibilidade da marca e conquistar novos clientes. Redes sociais, pós-venda, blog e e-mail são estratégias que podem ser usadas permanentemente, sempre se adaptando aos temas atuais.

Para produzir conteúdo e criar promoções, busque inspiração em diversas áreas. Notícias do momento, memes, acontecimentos e até sucessos do cinema podem pautar a comunicação, deixando as postagens e mensagens mais atuais e interessantes. Isso ajuda a melhorar a imagem da marca e é um diferencial para as lojas que precisam elevar as vendas!

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para conferir nosso post sobre como ter renda extra online em 5 passos!

O post Preciso aumentar minhas vendas: qual a solução? apareceu primeiro em Portal Universo das Vendas - by Olist.



Preciso aumentar minhas vendas: qual a solução? publicado primeiro em https://blog.olist.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário